Thursday, September 21, 2006

Cinema, Fantasmas e Outras Coisas Estranhas

On the Water

A “Dama na Água”, é o filme mais estranho, de todos os filmes esquisitos de M. Night Shyamalan. Suas histórias são tão absurdas que se tornam interessantes. Em quem se inspiraria esse diretor indiano? Seria alguma influência de Poe, de Kipling?
Histórias de fantasmas, de seres “imaginários”, não são oriundas deste século. Elas sempre existiram e são transmitidas há gerações. Seria Cristo, o primeiro fantasma de que temos conhecimento? Se o espírito saiu da gruta, como pode o corpo ter desaparecido? Talvez tenha permanecido lá, se desintegrando com a ação do tempo. Analisando fisicamente e quebrando os paradigmas cristãos, um corpo que sobe aos céus ficaria em qual lugar do espaço? Vagando pelas galáxias, como um meteoro perdido? Não, muito provável que entrasse em combustão. Mas deixando de lado a doutrina católica, vamos nos transportar para a literatura, especificamente aos tempos de Shakespeare. Em “Hamlet”, temos a companhia de um espectro por toda a peça, ou melhor, o príncipe da Dinamarca, é acompanhado. Morrer... Dormir... Sonhar talvez... Imaginar. Criar.
M. Night Shyamalan produz filmes de histórias que poderiam ser lendas ou tema de imaginação popular. O menino sensível de “O Sexto Sentido” (I see dead people), a moça cega que descobre os segredo de uma sociedade isolada em “A Vila”, a invasão alienígena em “Sinais”. No entanto, são temas que poderiam ser possíveis. Em “A Dama na Água” nos encontramos com uma ninfa que emerge de uma piscina e deve voltar ao seu mundo levada por uma águia, após encontrar um curandeiro, uma irmandade e um escritor. Mas não pára por aí.A frágil moça, que passa o filme nua e molhada, é perseguida por um lobo em forma de grama, conseqüentemente perseguido por macacos-grama. Porém, todos esses seres, são símbolos que nos transmitem filosofias, assim como as lições morais das histórias infantis; um conto de fadas moderno. Estranho? Não para M. Night Shyamalan.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home